Campeonato do Mundo de Enduro, GP da Finlândia - Notícias

Campeonato do Mundo de Enduro, GP da Finlândia

3 setembro 2012 Voltar

marko.tarkkala_EWC-2012-Rnd.102325.jpg


Foi um fim de semana agridoce para a Beta Enduro Factory Team no Campeonato do Mundo da Finlândia, com dois dos seus corredores conseguindo grandes e impressionantes performances e por pouco falharam o pódio.

Com a corrida em Heinola, a penúltima da época, foi uma muito antecipada corrida caseira para Marki Tarkkala da equipa Enduro classe 3. Determinado a conseguir um resultado de top em frente aos seus apoiantes caseiros Tarkkala mostrou grande velocidade na pista de Enduro altamente técnica e exigente. Definindo um ritmo forte no dia 1 ele estableceu-se na frente da sua classe.

Comprometido numa batalha com o Suéco Joakim Ljunggren e Aigar Leok da Estónia, o corredor da Beta Tarkkala parecia ter assegurado o seu primeiro pódium da época. Mas foi castigado em 1 Minuto no tempo pelos oficiais  de corrida. Mesmo sendo 2º mais rápido na classe E3 Tarkkala ficou oficialmente num desapontante 7º lugar.
Determinado a assegurar um lugar nos três primeiros e apreciando as condições desafiadoras que pioraram devido às chuvas durante a noite, Tarkkala acabou o dia na 4ª posição frustrantemente à deriva a apenas três segundos da posição de vice-campeão.

Para O Beta Enduro 2, Oscar Balletti, o GP da Finlandia foi bastante dificil, incapaz de conseguir encontrar um ritmo confortavel para lutar pelo pódio, Balletti sofreu muitas quedas no terreno rochoso e acabou em 6º da geral no dia 1. Na esperança de alcançar o top 5 no dia 2 , o Italiano viu as suas chances desaparecerem quando bateu em cada uma das corridas cronometradas no teste de enduro e terminou o seu dia em 8º.
Para Robert Kvarnstrom corredor da Beta Enduro classe Junior o GP da Finlândia provou ser rico em sucesso. Acabando num 5º Lugar bastante sólido no dia 1, Kvarnstrom parecia capaz de trepar até à vitoria no dia 2, o jovem piloto Sueco tornou-se também uma vítima do teste de Enduro traiçoeiro e caiu de forma pesada. Remontando, o piloto da Beta recuperou para se colocar num honroso 4º lugar.

Marko Tarkkala (Enduro 3): " A maneira como o 1º dia acabou foi mesmo desapontante, mas o importante é que eu estava a correr bem e a minha Beta RR esteve formidavel. Desde o inicio do dia eu sentia-me muito bem e rapidamente cheguei a segundo. Tirando uma pequena queda no teste de Motocrosse o dia correu bem e eu estive quase a dar à minha equipa o resultado que eles mereciam, mas não estava destinado. Depois disso acontecer no Dia 1 eu queria mesmo acabar no pódio no dia 2 mas falhei por 2 segundos. De modo geral penso que tive um bom fim de semana - foi fantastico ter uma prova forte em frente aos meus fãs."

Fabrizio Dini (Manager da Equipa): 2 Este Fim de Semana foi uma corrida forte para o Marko, o seu ritmo foi muito alto e era capaz de acabar no pódio. Infelizmente, apanhou uma penalização de 1 Minuto no dia 1 que o proibiu de acabar em 2º. Foi desapontante mas não havia nada que ele podesse fazer. No dia 2 a corrida foi muito disputada e mesmo acabando em 4º ficou a apenas 3 segundos do corredor que ficou à sua frente. No dia 1 o Oscar correu muito bem mas cometeu alguns erros no ultimo teste de Enduro e caiu duas vezes acabando em 6º. No dia 2 teve alguns problemas no teste de Enduro perdendo muito tempo e acabando em 8º."

Dia 1

Enduro 2
1. Pela Renet; 2. Cristobal Guerrero; 3. Juha Salminen; 4. Ivan Cervantes; 5. Alex Salvini; 6. Oscar Balletti (Beta) 55:39.08

Enduro 3
1. Christophe Nambotin; 2. Joakim Ljunggren; 3. Aigar Leok; 4. Oriol Mena; 5. Manuel Monni … 7. Marko Tarkkala (Beta) 56:20.86

Enduro Junior
1. Mathias Bellino; 2. Daniel McCanney; 3. Rudy Moroni; 4. Jonathan Manzi; 5. Robert Kvarnstrom (Beta) 56:31.50

Dia 2

Enduro 2
1. Pela Renet; 2. Cristobal Guerrero; 3. Juha Salminen; 4. Antoine Basset; 5. Ivan Cervantes … 8. Oscar Balletti (Beta) 1:00:31.27

Enduro 3
1. Aigar Leok; 2. Christophe Nambotin; 3. Joakim Ljunggren; 4. Marko Tarkkala (Beta) 56:56.63;

Enduro Junior
1.Danny McCanney; 2. Jonathan Manzi; 3. Alex Rockwell; 4. Robert Kvarnstrom (Beta) 59:02.77;